segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PLATAFORMAS E-COMMERCE PREPARADAS PARA SEO, PARA INÍCIO DO SEU NEGÓCIO

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Ao que parece o processo de otimização de lojas virtuais tem sido esquecido por muita gente. É incrível o número de lojas virtuais que não conseguem uma boa colocação na busca orgânica dos buscadores como GoogleYahoo e Bing, pela completa falta de estrutura de SEO nas lojas. O mais incrível ainda é que pelo que vimos, não existe nenhum tipo de preocupação por parte destes lojistas em implementar uma boa estratégia de otimização para sites de busca em suas lojas, já que nossa pesquisa identificou também outras falhas graves na estrutura das próprias lojas que quase inviabilizam as primeiras posições nas páginas de resultados dos buscadores.

Faltam itens básicos de indexação
Em uma pesquisa simples com 30 lojas virtuais escolhidas aleatoriamente em diversos setores e o resultado foi assustador. Nada menos que 92% delas não tinham elementos básicos para a otimização em sites de busca, como arquivo sitemap ou o arquivos robots .txt, duas ferramentas básicas para se conseguir algum tipo de exposição em buscadores como Google, Yahoo e Bing ou pelo menos orientar a busca. Isso nos levantou uma dúvida. Se nem isso essas lojas tinham, como estaria o resto da estrutura para otimização em sites de busca? Quais seriam os erros de SEO no e-commerce mais comuns?

URLs nada amigáveis
Pesquisamos então sobre a questão de URLs amigáveis nestas lojas. Resultado, 64% delas não dispunha desse recurso em suas páginas de detalhes de produtos, o que dificulta bastante o bom posicionamento dessas páginas no Google, além de gerar uma elevada taxa de rejeição no Google Analytics uma vez que seus resultados aparecerão dentro de buscas genéricas. É bem mais fácil conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas dos buscadores com uma URL do tipo www.sualoja.com.br/telefone-celular-nokia.php do que www.sualoja.com.br/product555673.php. O conceito é bem básico, mas parece que não tem sido levado em consideração pelos desenvolvedores e lojistas.

Lojas em subdiretórios
Outro fato assustador foi a quantidade de lojas hospedadas em subdiretórios de um domínio principal, principalmente lojas que utilizam plataformas alugadas. Lojas com domínios tipo www.nomedoprovedor.com.br/sualoja tem chances bastante reduzidas de conseguirem uma boa colocação nas páginas de respostas de ferramentas de busca porque a própria estrutura da URL não colabora além de ser uma péssima referência em termos de marketing, tanto convencional quanto o próprio marketing digital.

Ausência de Meta Tags
Por fim, mas não menos importante, constatamos que 68% dos casos, as páginas de produtos não tinham meta tags específicas para o produto, que em termos de otimização é um verdadeiro suicídio. O resultado só não foi pior, porque na amostra, haviam lojas utilizando boas plataformas, As meta tags são elementos essenciais para uma boa indexação e por isso devem ser específicas para cada produto para aumentar a visibilidade da loja. Sem isso é impossível alcançar uma boa colocação nas ferramentas de busca.

Outros prejuízos
Além de não conseguirem uma boa colocação nos resultados de busca orgânica nos sites de busca, essas lojas ainda ficam prejudicadas na questão dos links patrocinados. A explicação é simples, como elas não tem uma boa estrutura de SEO, o seu Índice de Qualidade para o AdWords é baixo o que encarece as campanhas de marketing usando links patrocinados. Como lojas que não alcançam uma boa colocação na busca orgânica tendem a partir para links patrocinados como forma de compensar a falha no SEO, o prejuízo é duplo.

Resumindo
Não adianta montar uma bela loja virtual se ela não consegue aparecer nas ferramentas de busca de forma natural(orgânica), ou seja, sem o uso de links patrocinados. O melhor tráfego que sua loja pode conseguir é justamente o que vem da busca orgânica, tanto é que é um dos itens mais importantes quando olhamos o relatório do Google Analytics. Por isso, aconselhamos aos lojistas virtuais que prestem mais atenção na estratégia de SEO adotadas em suas lojas para que os resultados possam aparecer, porque sem uma boa estratégia de marketing digital fica bem difícil ter sucesso neste mercado.

Dica importante
Preço não é um indicador

Na hora de escolher uma plataforma de e-commerce alugada, como também outros tipos de plataformas, nada de usar o preço como balizador dessa escolha. Como você já deve ter percebido no texto acima, o que realmente importa na hora de definir seu sistema de comércio eletrônico são as questões técnicas e não o preço.


Não faz sentido pensar em ganhar rios de dinheiro no comércio eletrônico e ficar de mesquinharia justamente com a principal ferramenta para o sucesso do seu negócio.


A opção por lojas virtuais alugadas deve ser levada em consideração na hora de abrir o seu e-commerce, mas precisa ser muito bem analisada.



Deixamos claro que existem muitas plataformas de e-commerce no mercado preparadas para SEO, mas aqui iremos informar as plataformas para quem deseja iniciar no comércio eletrônico. São plataformas que já conhecemos:

1. Plataforma Iset

2. Plataforma Fastcommerce
3. Plataforma Ciashop
4. Plataforma Sejaonline
5. Plataforma Lojas Virtuais BR
6. Plataforma Tray e-commerce



Espero ter contribuido um pouco mais para o sucesso de todos. Até o próximo artigo!

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Um comentário:

  1. Ola parabens pelo artigo Excelente Curso Gratis De otimização e Seo, fica a dica
    http://futuroemcasa.com/ombcursogratis

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